Três meses após a reforma da Previdência, sistema do INSS não está atualizado com novas regras

Três meses após a entrada em vigor a reforma da Previdência — considerada a maior vitória política do governo ate agora —, o sistema de cálculo dos benefícios do INSS ainda não foi atualizado com as novas regras de aposentadorias e pensões, o que ainda deve levar mais um mês, segundo a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

Enquanto isso, a fila de espera para a análise de pedidos de concessão de benefícios passa de 1,7 milhão, sendo 1,1 milhão acima do prazo máximo legal de 45 dias.
O tempo médio de concessão de aposentadorias no país, hoje, está em 142 dias, mas do que o triplo do prazo legal.

Diante da crise no INSS, o governo sugeriu a convocação de sete mil militares da reserva, depois anunciou a contratação emergencial de servidores aposentados do instituto, e ainda demitiu o presidente do órgão.

O INSS informou que houve acúmulo de requerimentos de benefícios pendentes de análise, especialmente em 2018, o que gerou represamento mensal de processos e atraso na resposta durante a implantação do INSS Digital, que “ampliou significativamente o acesso dos segurados ao INSS”.

O instituto acrescentou que “antes, havia um relevante volume de demanda reprimida”. Mas ressalta que esforços estão sendo feitos para agilizar a análise, e que a fila à espera de concessão de benefícios caiu de 1,9 milhão, em dezembro, para 1,7 milhão, em janeiro.

Kerlly Huback, professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, recomenda que o trabalhador não espere o sistema ser regularizado para entrar com o pedido de aposentadoria, já que o segurado receberá os valores retroativos ao dia em que faz o requerimento.

Fonte: Jornal Extra

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Veja também:

covid-governo-federal
Leia Mais
comunicado-importante
Leia Mais
reforma-previdencia
Leia Mais
reforma-previdencia-entregue
Leia Mais
esclarecimento-prazo-prova-de-vida
Leia Mais
reforma-previdencia-direitos
Leia Mais
meirelles
Leia Mais
reforma-previdencia
Leia Mais
servidores-27,5
Leia Mais
parcela-13-agostro
Leia Mais